Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

ZDNET

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter

Arquivo


1º/09/99
STAR OFFICE: A NOVA ARMA DA SUN PARA ENFRENTAR A MICROSOFT
Fernando Sousa

A Sun Microsystems não perdeu tempo. Depois de anunciar a aquisição da StarDivision, nesta terça-feira, a empresa americana já está oferecendo em seu site o download do pacote de aplicativos StarOffice, considerado uma série ameaça ao domínio do Microsoft Office nesse segmento. O motivo é simples: o StarOffice reúne programas para edição de textos, planilha de cálculos, banco de dados, apresentações e tratamento de gráficos e imagens. Até aí, nenhuma novidade em relação ao produto de Bill Gates. A diferença está no preço: o "lançamento" da Sun é distribuido gratuitamente por meio da Internet - US$ 9,90 se encomendado em CD-ROM. A versão do Microsoft Office 2000 com recursos semelhantes chega a custar mais R$ 1 mil.

A StarDivision foi fundada em 1985, em Hamburgo, Alemanha. O anúncio da aquisição da empresa, que conta com 155 funcionários, foi anunciada pelo próprio presidente, Marco Boerries. O valor não foi divulgado. A StarDivision começou a chamar a atenção com um competente pacote de aplicativos para Linux: o StarOffice. Atualmente, também oferece versões para Solaris, OS/2 e Windows - está faltando agradar a turma do Mac. Como se não bastasse, foi traduzido para oito idiomas, inclusive - acreditem -, para o português. Pelo menos na Alemanha, os resultados chegaram rápido: conforme a empresa, 30% dos usuários são adeptos do StarOffice.

A Sun é uma ferrenha adversária da Microsoft. Em 1997, entrou na Justiça exigindo que a fabricante de softwares retirasse do Internet Explorer 4 o logotipo de compatibilidade com a linguagem Java. Seus executivos não reconhecem que a aquisição da StarDivision seja uma cartada para enfrentar a Microsoft num mercado que gera cerca de 40% do faturamento da empresa de Bill Gates. Falam em recursos como e-mail e calendário cada vez mais baseados na Web e anunciam que pretendem tornar o StarOffice o primeiro pacote de aplicativos na Internet.

A tarefa não será fácil. O arquivo de instalação do StarOffice tem nada menos do que 66Mb. Baixá-lo, portanto, é uma tarefa heróica para quem ainda enfrenta conexões lentas e instáveis. Mas o sacrifício vale a pena. A exemplo do Microsoft Office, o StarOffice oferece integração com a Internet, inclusive para gerenciamento de contas de correio eletrônico. Para experimentá-lo, basta ir ao site da Sun. O próprio endereço da StarDivision já leva para lá. A Sun, definitivamente, não brinca em serviço.

Leia também
Microsoft vai levar o Office para a Web

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.