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10/05/2000
DO CLIQUE À ENTREGA: A DIFÍCIL ROTA DAS VENDAS ONLINE
Agência Estado

DO CLIQUE À ENTREGA
A DIFÍCIL ROTA DAS VENDAS ONLINE

VARIEDADE É A GRANDE ARMA DA AMAZON.COM

REGRAS DE LOGÍSTICA CONVENCIONAL NÃO SE APLICAM À WEB

SUBMARINO AMPLIA SEU ESTOQUE

PÃO DE AÇUCAR É PIONEIRO

O CONCEITO INOVADOR DA DELL

SERVICEBOOKS É ENXUTA E PROMETE RAPIDEZ

E-COMMERCE INVESTE NA ESTRUTURA E NA AGILIDADE

QUEIXAS NÃO DESESTIMULAM INTERNAUTAS

A DEMORA PARA RECEBER SIMPLES LIVROS

DIFERENÇAS DE PREÇOS PODEM CHEGAR A 36%

UM PERFUME QUE SALVOU O NAMORO

Quem não se lembra das queixas dos clientes da loja virtual Submarino, no Natal passado, que viram seus presentes chegarem com 20 dias de atraso – já no fim de janeiro? “Houve demanda maior do que havíamos previsto e não tínhamos produtos para todos os clientes”, explicava o presidente da empresa, Murilo Tavares. Agora, para tentar resolver o problema, o Submarino investiu R$ 13 milhões na ampliação de seu estoque.

As mudanças deram tanta segurança sobre a qualidade dos serviços do site que Tavares lançou um desafio à reportagem do Informática. “Diga um título de CD para que verifiquemos se está no nosso estoque.”

O repórter sugeriu um disco que vinha procurando havia quatro meses (até mesmo no Submarino, sem sucesso): o CD 2 É Demais, de Gilberto Gil. Tavares pediu à encarregada de estoque que consultasse seu computador e, instantes depois, ela estava de volta: “Temos o produto”.

Atrasos Mas na prática, a história é bem diferente. No dia 13 de abril, compramos um CD no site do Submarino. Foi o começo de uma jornada que ilustra bem as dificuldades enfrentadas pelos consumidores on-line. Do clique final na Web à chegada do produto, passaram-se mais de duas semanas – uma demora superior ao prazo máximo prometido pelo site, de sete dias.

Nenhum e-mail foi enviado para explicar o atraso. Só depois de um telefonema à central de atendimento do site é que fomos informados de que o CD não estava mais em estoque e que o Submarino não havia conseguido localizá-lo entre os fornecedores. Ainda assim, a ordem de desconto em cartão de crédito continuava ativa.

O disco só foi entregue depois de o jornal pedir explicação à assessoria de imprensa do Submarino. “Já encontramos o CD e ele será entregue amanhã (sexta-feira)”, disse a gerente de atendimento, Valéria Borges. Chegou um dia depois, no sábado passado, pela manhã.

O caso do Submarino é apenas um entre os incontáveis problemas de entrega de sites no Brasil e exterior. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Andersen Consulting, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, que foi às compras nas cem principais lojas on-line, no Natal. Apenas 350 das 480 tentativas de compra tiveram sucesso.

No item entregas, os sites tiveram péssimos resultados: 20% das lojas que funcionam apenas na Internet atrasaram, contra 80% de atrasos das lojas convencionais com vendas também na Rede. Foram freqüentes, também, os problemas de tecnologia e de interface de navegação: 25% dos sites travavam, tinham seções “em construção”, recusavam pedidos de compra ou estavam inacessíveis por um motivo ou outro.

“Qualquer pessoa é capaz de montar um site e expor produtos para venda on-line”, comenta João Marcelo Miranda, sócio-diretor do Servicebooks. “O difícil é ter estoque variado e uma estrutura de transporte capaz de levá-lo sem atraso ao consumidor a um baixo custo.”

As empresas de comércio eletrônico vêm adotando soluções de logística diferenciadas para essa nova realidade, criada pelo comércio eletrônico. Algumas lojas – como Submarino, Americanas.com e Fera – investem na ampliação do estoque de produtos, enquanto outras – como Dell e Servicebooks – apostam em estruturas mais enxutas e armazenam apenas o essencial, trabalhando de perto com os fornecedores.

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