Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

ZDNET

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter

Arquivo


26/04/2000
A INTERNET VAI NO BOLSO
Jaime Silva/Agência RBS

LEIA MAIS

A Internet vai no bolso
A INTERNET VAI NO BOLSO

REVOLUÇÃO A CAMINHO

MOTOROLA DÁ O PRIMEIRO PASSO

Mobilidade é a palavra de ordem. A impossibilidade de levar o seu computador para qualquer parte não vai mais impedi-lo de ter acesso à Internet onde quer que você esteja. Com as novas tecnologias agregadas aos telefones celulares, será possível carregar a Web no bolso. O brasileiro poderá ter contato com as formas mais simples de acesso à Internet móvel já no segundo semestre deste ano, quando começarão a ser vendidos os primeiros celulares equipados com o padrão Wireless Application Protocol (WAP) – que permite a transmissão de conteúdo da rede para terminais móveis. Esses aparelhos ainda oferecerão uma interface diferente e mais simples daquela a que estamos acostumados a ver nos computadores convencionais.

A grande revolução no acesso wireless – sem fio – à Internet, no entanto, virá com a terceira geração (3G) da telefonia celular, ainda em fase de testes. Com velocidade de conexão de 384 Kbps a 2 Mbps, esses terminais permitirão a transmissão de som e vídeo em tempo real, além de acesso à Web com qualidade até mesmo superior à disponível hoje nos computadores domésticos. Para se ter uma idéia, a maior velocidade de conexão para quem tem acesso discado à rede, atualmente, é de 56 Kbps em condições ideais.

Os celulares 3G deverão começar a ser vendidos no Japão a partir do próximo ano e, na Europa, em 2002. No Brasil, a entrada desses terminais depende da definição de como funcionará a Banda C da telefonia móvel e da demanda pelos serviços wireless de transmissão de dados, mas algumas projeções indicam que a novidade deverá estar disponível em 2003 ou 2004. Ainda não há estimativas de preço para o novo produto, mas fabricantes como a Nokia calculam que, em 2003, já haverá mais celulares conectados à Internet que computadores no mundo.

O diretor de soluções sem fio da Ericsson, Renato Fantoni, explica que a grande velocidade de transmissão de dados também permitirá, por exemplo, a duas pessoas conversar pelo celular e se ver simultaneamente em tempo real, graças a uma microcâmera embutida no aparelho. Todas essas facilidades implicarão mudanças na forma de usar e no próprio design dos telefones. Os primeiros protótipos apontam para um aparelho de formato circular, do tamanho aproximado da palma da mão.

Para permitir a transmissão da imagem, o usuário, em vez de colocar o telefone junto ao ouvido, o posicionará a sua frente. Por meio de um pequeno fone de ouvido será possível escutar a voz da outra pessoa. O recurso é viabilizado por um chip chamado Bluetooth, desenvolvido pela Ericsson e lançado como padrão aberto. O dispositivo elimina a necessidade de cabos para a transmissão de dados a distâncias de até 10 metros. Além de proporcionar a transmissão de voz, o Bluetooh também permite a transferência de dados entre um PC e um celular, por exemplo. Até chegar ao usuário final, os celulares 3G ainda poderão incorporar novas facilidades, transformando o que era ficção há alguns anos em realidade cotidiana.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.