MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Nova técnica pode substituir transplante de fígado

Quinta, 20 de julho de 2000, 11h04min
Cientistas britânicos conseguiram desenvolver células hepáticas a partir de precursoras de células do sangue. A descoberta poderá substituir a necessidade de transplantes de fígado.

Durante o experimento, pesquisadores demonstraram que precursoras de células do sangue - um tipo de célula não diferenciada chamada de célula-tronco, que normalmente se desenvolve em célula sangüínea, também podem se transformar em células hepáticas.

De acordo com os pesquisadores britânicos, cientistas poderão regenerar o tecido hepático através de um recurso relativamente simples, injetando células-tronco da medula óssea do próprio paciente em seu corpo.

"O potencial é enorme, você pode repovoar o fígado com células sangüíneas", disse Nick Wright, do Fundo Imperial para Pesquisa em Câncer.

Wright explica que, teoricamente, pode-se retirar células-tronco da medula óssea de uma pessoa com hepatite (uma doença do fígado), modificá-las para que fiquem resistentes e injetá-las na corrente sanguínea, de modo que elas irão formar novas células hepáticas.

Pesquisadores da Imperial College de Londres, da University College de Londres e do Fundo Imperial para Pesquisa de Câncer afirmaram, em artigo na revista Nature, que as células-tronco podem ser facilmente coletadas de um paciente e estimuladas a se desenvolverem em células hepáticas através de manipulação de seu meio ambiente.

"Nossos resultados devem contribuir para o desenvolvimento de tecido humano para o uso em um contexto terapêutico", afirmaram os pesquisadores.

"Há uma carência de fígados para transplante, mas há também muita preocupação sobre o uso de células-tronco de embriões para recuperar o fígado. Nossa técnica não tem essas limitações éticas", acrescentou Wright.

Leia mais:
» Cientistas pedem nova política para células-tronco nos EUA
» Americanos criam célula de fígado a partir de célula sangüínea

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.