Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

ZDNET

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter

Arquivo


17/09/99
WINDOWS MEDIA TECHNOLOGIES 4.0 TEM DESEMPENHO SEMELHANTE AO MP3

A Microsoft lança o o Windows Media Technologies 4.0 que utiliza o mais avançado sistema de compressão para garantir ainda mais qualidade de áudio e vídeo. O "Windows Media Audio", novo codec (software de compressão) do Microsoft Windows Media, oferece um som de excelente qualidade em todas taxas de transmissão. A tecnologia possibilita que, pela primeira vez, usuários de modems de 28,8 Kbps possam ouvir som de qualidade FM pela Internet.

Um estudo independente realizado pela National Software Testing Laboratories (NSTL), quatro entre cinco consumidores preferiram o conteúdo em Windows Media ao conteúdo em RealNetworks RealSystem G2. O estudo também revelou que três em cada quatro consumidores preferiram ou não conseguiram distinguir o som produzido pela tecnologia Microsoft daquele de arquivos duas vezes maiores que foram criados utilizando compressão MP3.

A plataforma Windows Media Technologies 4.0, combinada a um leque de produtos e serviços de parceiros da Microsoft, volta-se para as preocupações da indústria da música, assim como aos desejos do consumidor de poder fazer um download rápido de músicas de alta qualidade. Os provedores de música podem estar em sintonia com fãs em concertos e novos CDs e manter sua renda e royalties.

Vários setores da indústria anunciaram planos para utilizar o mais recente upgrade que oferece aos consumidores acesso à música e vídeo na Internet e jukebox pessoal. O Casio E-100, baseado no sistema operacional da Microsoft Windows CE, e aliado ao Windows Media Technologies 4.0, também foi anunciado como o primeiro handheld PC com playback de alta qualidade estéreo.

No Brasil

A ZeroUm Digital, responsável pelos sites Studio 01 e Rockwave ), da Rádio 89 FM, também já adotou a tecnologia Windows Media. "Fomos os primeiros no país a colocar uma rádio transmitindo ao vivo pela Internet em Windows Media", conta Guilherme Coelho, sócio-proprietário da ZeroUm Digital. Segundo Coelho, a aceitação da tecnologia Microsoft pelo público cresce rapidamente. "Hoje o site da Rádio 89 tem mais de 100 mil acessos por mês só através do Windows Media. Ou seja, a maior parte dos acessos são através da tecnologia Microsoft". O Studio 01 foi lançado no dia 25 de agosto com a transmissão ao vivo de um show da banda Ultraje a Rigor. O site deverá transmitir um show a cada 15 dias com a tecnologia Windows Media e manterá os shows no site para quem não puder assistir ao vivo.

A LabOne lançou, no dia 31 de agosto, o MediaCast, um portal exclusivamente multimídia para o Brasil e para a América Latina. O MediaCast disponibiliza seu conteúdo - cultura, informação e entretenimento - com a tecnologia Windows Media 4.0, tudo em tempo real com os recursos de áudio e vídeo online. "Somos o primeiro Windows Media Service Provider da América Latina", afirma Marcos Galassi, diretor Executivo da Lab One. Atualmente, mais de 40 profissionais dedicam-se à construção do MediaCast, formando uma das maiores estrutura brasileira dedicada ao streaming-media.

A Embratel - que também provê serviços de Internet - é mais uma corporação que faz planos para adotar a tecnologia da Microsoft. "O Windows Media está crescendo muito no mercado, por isso é um passo natural passar a utilizá-lo. Pretendemos já estar operando com essa tecnologia em Outubro", afirma Aloysio Salles Xavier, gerente da divisão de produtos Internet da Embratel. A empresa pretende utilizar o Windows Media em seus serviços InfoServ WebMedia, para dar suporte a aplicações de áudio e vídeo na Web, como transmissão de eventos e disponibilizar sinais de rádio e TV pela Internet.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.