Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

ZDNET

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter

Arquivo


06/04/2000
FALAR COM O COMPUTADOR É COMPLICADO
Alberto Alerigi Jr.

O ViaVoice é uma das grandes opções que existem hoje em termos de reconhecimento de voz. É possível ditar textos, navegar por programas, pela Internet, checar emails, sem precisar usar o teclado ou mouse. A comodidade não é tão grande assim, afinal ainda é preciso uma grande dose de paciência para treinar o programa a entender que nem tudo que você fala deva ser escrito. Por exemplo, se você der um espirro o ViaVoice vai mostrar uma mensagem dizendo que "não entendeu o que você disse".

O treinamento deve ser feito por meio de um microfone especial que vem junto com o programa. Ele é um headset e é mais profissional que os dispositivos que costumam vir com os kits multimídia uma vez que filtra ruídos do ambiente. Isso é importante uma vez que o ViaVoice trabalha com um sofisticado sistema de reconhecimento que identifica as palavras de usuários que falem uma mesma língua, mas com sotaques diferentes. Quando o produto é instalado, é preciso ler em tom de voz normal uma série de trechos de romances para que o programa modifique seu banco de dados de palavras para adequá-lo ao jeito de falar do usuário. Por isso pegue um copo d'água, pois você vai ficar recitando Dom Casmurro para seu computador durante pelo menos 15 minutos. O ideal mesmo é que você recite mais de uma história, são várias e cada uma leva cerca de 12 minutos para ser lida. Porém isso ainda não é o bastante, já que a versão em português do ViaVoice só entende palavras do idioma, claro. Se você trabalha em uma área que possua seu próprio jargão, como advocacia, engenharia ou medicina, será necessário ensinar palavra por palavra para o programa. A IBM solucionou o problema com um mecanismo que busca por novos termos em textos arquivados no HD do usuário: basta selecionar os diretórios que o programa exibirá uma lista de todas as palavras que ele não entender. Depois disso, é preciso gravar a pronúncia de cada uma e digitar de maneira literal o jeito que ela é falada. Assim, "Photoshop" fica como "Fotochópi", dependendo do jeito como se pronúncia.

Eterno aprendizado

O interessante do ViaVoice é que ele é um produto que fica cada vez mais fácil de se lidar conforme é usado. A Magnet testou o produto por um mês e só depois da primeira semana de uso é que ele começou a ficar mais domesticado. Se no começo era difícil o produto entender o que se dizia, depois foi possível ditar textos mais extensos sem precisar ficar dizendo "Apagar aquilo" a todo o instante.

Para abrir os programas instalados é preciso passar por uma nova sessão de gravações, uma vez que a maioria dos softwares disponíveis hoje em dia tem nomes em inglês: Photoshop, QuarkXpress, PowerPoint, Outlook, Windows Explorer, Dial Up e por ai vai. Depois que todas as pronúncias foram arquivadas basta dizer "Iniciar Programa Tal" para ativá-lo.

O usuário também precisa aprender o jeito de trabalhar do ViaVoice, já que é a maneira mais fácil para poder usar os recursos de reconhecimento. Existem comandos básicos como "Interromper atividade", para dizer ao programa que você não está mais falando com ele, "O que eu posso dizer", para exibir uma lista de funções que podem ser comandadas por voz, "Apagar aquilo", "Excluir linha", "Parágrafo Anterior" etc. que se memorizadas tornam o uso do ViaVoice muito mais fácil.

Navegar por números

Sem dúvida é divertido dizer "Arquivo" e ver o menu do programa abrir sozinho. Ou ainda "Navegar na Web" e ver o browser abrir automaticamente. Ainda mais se a pessoa que estiver do seu lado não entender nada o que está se passando. Falando em navegação na Web, o ViaVoice trabalha com um sistema muito eficiente: basta dizer o texto do link que ele manda o navegador ir à página certa. No caso de imagens o ViaVoice insere pequenas etiquetas com números no canto superior esquerdo de cada uma e aí é só falar um, dois, três...quarenta e quatro para ir para a informação.

Infelizmente, uma aplicação ideal para o ViaVoice seria o chat em modo texto, mas isso é inviável. Não foi possível fazer com que o programa escrevesse nos campos destinados à conversa uma vez que para digitar em qualquer campo de um programa é preciso dizer o nome do campo, seguido do comando "Começar a Soletrar", mais as letras da mensagem. No caso de emails também o programa mostrou-se bastante limitado não sendo possível ditar mensagens, apenas chamar o comando "Nova Mensagem".

O que: ViaVoice
Versões: Standard e Pro (Standard permite ditados no editor de textos interno do programa e a Pro é compatível com vários softwares, incluindo o MS Word).
Preço: Standard R$ 149 - Pro R$ 482

Copyright © 1999 MAGNET
Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.