Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Filme indiano sobre Aids rompe padrão tradicional de Bollywood



Um novo filme indiano financiado por um organismo humanitário internacional rompeu com o formato tradicional dos filmes de Bollywood, que sempre contêm cantos e danças, para retratar pacientes com Aids como pessoas reais com emoções positivas.

Ek Alag Mausam (Uma temporada diferente), filme em língua hindi que estreou em Bombaim na sexta-feira passada, uma semana antes do Dia Mundial de Combate à Aids, visa a conscientizar o público sobre a doença e transmitir uma mensagem positiva aos que vivem com Aids.

"O filme mostra o desejo dos pacientes com Aids e soropositivos de viverem como pessoas normais, realizando suas metas", disse o diretor do filme, K.P. Sasi.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia tem 3,7 milhões de pessoas com Aids e soropositivos, perdendo apenas para a África do Sul.

Financiado pela organização com sede em Londres ActionAid, o filme se baseia nas vidas de crianças e voluntários do abrigo para soropositivos e pessoas que vivem com Aids Jeevan Jyoti.

A história gira em torno do romance entre Aparna -- representada por Nandita Das, mais conhecida por seu papel de lésbica no filme indiano Fire -- e o caminhoneiro voluntário George, representado pelo conhecido ator indiano Rajit Kapur.

A ActionAid atua na Índia há mais de 25 anos e espera que o filme faça sucesso não apenas junto à crítica, mas também comercial. A organização procura distribuidores para lançar o filme na Índia e no exterior.

O diretor Sasi faz documentários há quase 20 anos e foi elogiado no Festival de Cannes de 1994 por seu filme Illayum Mullum (Folhas e Espinhos).

O abrigo de Jeevan Jyoti é dirigido na vida real pelo médico Machado, cujo otimismo consegue convencer os pacientes com Aids e soropositivos que o fato de terem Aids não significa que sua vida não passe de uma melancólica espera pela morte. (Reuters)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.